Novos trabalhos de vereadores e Tribuna Livre movimentam a Câmara de Buritizeiro

Além de discutir, votar e deliberar os Projetos de Lei, pautados nesta segunda-feira (26/09), os vereadores de Buritizeiro, novamente, apresentaram seus novos trabalhos e solicitaram ações do Poder Executivo, para solucionar problemas e transtornos gerados aos munícipes. Confira:

Sidney Vila Real

Fundamentado em um Anteprojeto de Lei, o vereador Sidney Vila Real apresentou uma indicação que propõe a “Criar o Programa Estudar para Cuidar, destinado à promoção do Ensino Superior e Financiamento de Estudantes de Medicina e dá outras providências”. A indicação, para Secretaria Municipal de Saúde, é apontada como um mecanismo para amenizar a falta de médicos nos PSF´s. De acordo com o vereador, o objetivo é viabilizar um financiamento estudantil, para oportunizar aos estudantes do município o acesso à graduação de medicina, que seria retribuído com a prestação dos serviços destes, após se tornarem médicos.

Walmir Junior

O presidente da Câmara, vereador Walmir Junior, apresentou o pedido de providência endereçada à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, para a realização da manutenção da estrada vicinal de acesso à comunidade de Lagoão, bem como a estruturação em suas margens para o período chuvoso e contenção de erosões. Walmir Junior argumentou que a estrada está em situação degradante que prejudica a trafegabilidade e gera transtornos para os moradores e produtores rurais, que utilizam a via para escoar os produtos da agricultura familiar da região.

Tribuna Livre:

Como acontece em todas as reuniões da última semana, de cada mês, o Poder Legislativo promoveu o fortalecimento da cidadania e democracia em Buritizeiro, com a participação popular por meio da Tribuna Livre. O primeiro a participar, foi o servidor da Guarda Municipal, o senhor Sílvio Farias Barbosa, que em seu espaço, contou sobre a trajetória e as conquistas da Guarda Municipal, bem como fez agradecimentos aos vereadores e ao prefeito Pedro Braga pelos benefícios contemplados, neste ano, sobretudo, o Plano de Carreira e Cargos aprovado na Câmara recentemente.

Outra contribuição foi por parte do senhor Raimundo Farias de Souza, que usou a Tribuna Livre para agradecimentos e cobranças. Com referências bíblicas, abriu o seu discurso, reconhecendo a Câmara de Buritizeiro, com as intervenções feitas pelos vereadores, em situações em que ele acionou os legisladores. O segundo participante da noite alegou se sentir prejudicado, relatando que a Secretaria de Saúde o concedeu o exame de Retinopatia Diabética, o qual não teve seguimento. Ele revelou que aguarda um retorno e ainda não teve nenhum comunicado da secretaria. Diante do exposto, cobrou da Comissão de Saúde da Câmara ajuda para solucionar o seu caso. Outra observação foi sobre o transporte público disponibilizado para os idosos, os preços praticados e a limitação de linhas de ônibus. Concluiu a sua participação, questionando o uso indevido da água na lavagem de calçadas e indagou se não há outra opção sustentável, para economizar o recurso hídrico e gastos da gestão com o tratamento da água.

Lenderson Sarrá

O vice-presidente da Câmara, Leanderson Sarrá parabenizou as profissionais intérpretes de libras, destacando o Setembro Azul, e valorizou a iniciativa do presidente da casa, vereador Walmir Junior, em proporcionar mais inclusão no Poder Legislativo, ao agregar esta ação na comunicação institucional.

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo se colocou à disposição do senhor Raimundo e também parabenizou a organização da tradicional Cavalgada do Batom, realizada no último final de semana.

Francisco Alves Moreira Neto

Destacando a inauguração do Hospital Municipal Francisco Gameleira, que homenageou o seu avô, o vereador Francisco Alves parabenizou o prefeito Pedro Braga e o secretário de Saúde, Sinvaldo. Para o vereador, com a nova fase do hospital será proporcionado uma melhor estrutura de saúde para o povo buritizeirense.