Prêmio Mulheres que Inspiram foi entregue pela Câmara de Buritizeiro

Pela primeira vez promovido pelo Poder Legislativo de Buritizeiro, o Prêmio Mulheres que Inspiram fez da noite da última quarta-feira (27/03) se tornar inesquecível para as 10 mulheres que foram homenageadas na solenidade na Câmara Municipal. A iniciativa, idealizada pela presidente da Câmara, vereadora Juliana do Semas, representou também mais um importante ato em celebração ao mês da Mulher.

A cerimônia, que foi acompanhada por dezenas de familiares e amigos das vencedoras do prêmio, foi iniciada com a formação da mesa de honra que teve a presidente Juliana do Semas, o vice, vereador Sérgio Pereira, o secretário da Casa, Walmir Júnior e o vice-prefeito Marcelo Osório, que representou o Poder Executivo. Em seu discurso inicial, Juliana do Semas valorizou a importância da mulher e a necessidade do reconhecimento destas.
“Ao prestarmos essa singela homenagem, estamos celebrando e valorizando a força, as conquistas e a representatividade das mulheres buritizeirenses”.

Conforme o Projeto de Resolução 02 de 2024, de autoria da vereadora Juliana do Semas e aprovada por todos os vereadores, o Prêmio Mulheres que Inspiram deu a oportunidade de cada legislador indicar mulheres do município de Buritizeiro que têm histórias de vida Inspiradoras, por suas trajetórias, sejam elas empreendedoras, referências na sociedade, ativistas, defensoras dos direitos humanos e das mulheres, ou ainda, exemplos de mães e esposas.

Durante a solenidade, o público presente teve a oportunidade de conhecer um pouco da história de cada uma das 10 mulheres contempladas, com uma placa e um buquê de flores. Em seu pronunciamento, representando os demais colegas, a vereadora Renata Araújo salientou que “Essa é uma noite muito especial, com essa oportunidade de homenagear todas essas mulheres. As mulheres que inspiram, que trabalham, que lutam e que vencem, estimulam outras mulheres para mudarmos o rumo das nossas histórias. Parabéns a todas essas mulheres inspiradoras”.

Ao agradecer a homenagem, em nome de todas as homenageadas, a senhora Valdivina Gomes Neves Tavares relatou: “Essa homenagem marcará a minha história. Ao ver as histórias de cada uma aqui, vimos o quanto essas mulheres são guerreiras e surpreendentes. Em nome de todas, eu agradeço a todos os vereadores por essa ação tão importante para nós mulheres”. Discursou Valdivina Gomes.

“Quero agradecer a todas as homenageadas por terem aceito o nosso convite e que vocês continuem levando inspiração para tantas mulheres. Ainda enfrentamos um mundo que priva a liberdade de muitas mulheres e essa é uma luta que precisa se fortalecer. Neste sentido, também quero convidar a todas as presentes, para participar da nossa palestra que vai tratar sobre a Importância da Mulher na Política”. Finalizou a solenidade a presidente da Câmara, Juliana do Semas.

Mulheres homenageadas com o Prêmio Mulheres que Inspiram 2024:
Kaísa Gomes – Indicada pela presidente da Câmara, vereadora Juliana do Semas;

Valdivina Gomes Neves Tavares – Indicada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira

Maria Mercês Moreira dos Santos – Indicada pelo secretário da Câmara, Walmir Junior;

Maria Lúcia Santos Vargas – Indicada pela vereadora Renata Araújo;

Mônica Chaves – Indicada pela vereadora Ludimila Lôpo;

Eliana Andrade Resende – Indicada pelo vereador Sidney da Saúde;

Charlene Almeida Barbosa – Indicada pelo vereador Leanderson Sarrá;

Lourdes Corgozinho dos Santos – Indicada pelo vereador Alvimar Eustáquio;

Beatriz Ferreira de Melo – Indicada pelo vereador Sandro Paulo;

Aurora Pereira Guedes – Indicada pelo vereador Valdemar Batista.