Propostas, indicações e pedidos de providências

Banco de materiais ortopédicos, Fundo Municipal do Idoso e Programa de Reforço Escolar são propostos na Câmara de Buritizeiro

Além de aprovar os projetos que garantem os reajustes para servidores do Legislativo e Executivo e a adesão do piso nacional dos professores, os vereadores apresentaram novas propostas, indicações e pedidos de providências na 2ª Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro, na última segunda-feira (21/02). Confira:

Francisco Alves Moreira Neto
O vereador Francisco Alves Moreira Neto, em parceria com o presidente da Câmara, Walmir Junior, solicitou providência junto à Secretaria de Planejamento na troca da rede de energia do distrito de Cachoeira do Teobaldo. Os vereadores sugeriram a implantação da rede trifásica, para o atendimento da demanda da localidade, que tem registrado frequentemente a falta de energia. A atual situação vem gerando transtornos e prejuízos para os moradores, que também dependem da estabilização da energia para a utilização dos poços artesianos e consumo da água.
Outra providência requisitada em conjunto, foi direcionada para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), para o patrolamento das estradas rurais que dão acesso às comunidades de Cachoeira do Teobaldo, Capivara, Gameleira, Pindaíba e Feliznome, que se encontram intransitáveis.
No mesmo sentido, Francisco Alves protocolou outro pedido de providência para a SEMIU, pelo revitalização das estradas de acesso à comunidade de São Bento, em favor dos moradores e também para mais segurança do transporte escolar.
Para o Poder Executivo, fez cobrança em relação à criação de um novo espaço para a prática esportiva da prova dos tambores. Segundo Francisco Alves, o local na Praça da Estação, onde as comitivas e adeptos desta modalidade utilizavam, está indisponível.
Sidney Vila Real
Fundamentada em um anteprojeto, Sidney Vila Real fez uma indicação para a Secretaria de Saúde, que busca viabilizar a instituição de um Banco Municipal de Materiais Ortopédicos e camas hospitalares para Buritizeiro. O vereador explicou que o objetivo central é beneficiar os pacientes de baixa renda, com este banco, que terá legitimidade para receber doações deste tipo de material, acondicioná-lo e repassar de forma justa e transparente para quem precisa.
Leanderson Sarrá
Usando como justificativa os impactos gerados pela pandemia na qualidade do ensino dos alunos da Rede Municipal e, consequentemente, o déficit de aprendizagem, o vereador Leanderson Sarrá apresentou uma indicação, com um anteprojeto, que sugere a criação do Programa Permanente de Reforço Escolar para os estudantes. Sarrá salientou que a falta das aulas presenciais tem exigido a necessidade de contratação de aulas de reforço, o que para a maioria das famílias buritizeirenses é inviável financeiramente. Ele acredita que essa proposta seja um mecanismo para amenizar a defasagem gerada e as dificuldades dos alunos.
O vereador Sérgio Pereira apresentou o Projeto de Lei, que propõe a criação da Semana Municipal da Agricultura Familiar, que para ele poderá ser um grande incentivo para os empreendedores rurais. Com a sugestão de inserir no calendário municipal na semana do dia 24 de julho, o texto da proposição prevê ainda a promoção de capacitações e outros eventos relacionados, para dar sustentabilidade e evolução na agricultura familiar do município.
Foi apresentada também, pelo vereador, a indicação para o Poder Executivo elaborar o Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal do Idoso. Sérgio Pereira defendeu que com este fundo será possibilitado o financiamento de projetos e políticas específicas para a população da terceira idade, que nas últimas décadas tem sido predominante no país, conforme o IBGE. O vereador frisou também a possibilidade da celebração de convênios, termos de fomento e a consolidação do reconhecimento e valorização dos idosos.
Sérgio Pereira também solicitou, via indicação para o Poder Executivo, a apresentação do projeto arquitetônico para a revitalização da quadra da Avenida Paredão de Minas, no bairro São Francisco. O legislador relatou que o espaço, abandonado há mais de 15 anos, precisa urgentemente da revitalização, para voltar a ser um espaço de lazer e atividade física da população.
Alvimar Eustáquio
Incomodado com os problemas de buracos nas vias públicas, o vereador Alvimar Eustáquio, por meio de pedido de providência, solicitou a priorização da operação tapa-buracos nos locais que apresentam riscos de acidentes para os condutores de veículos e pedestres. Ele citou os cruzamentos da rua Juiz de Paz Jovino com a Horácio Esparra e Avenida Manoel Joaquim de Melo, onde as chuvas intensas abriram crateras, obrigando os motoristas a dirigirem pela contramão das vias.
Juliana do Semas
Sensibilizada com os riscos para a Saúde Pública, em períodos de chuvas, a vereadora Juliana do Semas fez a indicação para a Secretaria de Saúde, propondo o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV), popularmente conhecido como Fumacê, nos bairros da cidade. Para Juliana, esta ação contribuirá no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, além da redução de pernilongos. A vereadora também defendeu a mobilização de órgãos públicos e privados para palestras, orientação e conscientização da população, para as ações preventivas necessárias.